A Rede de Arbitragem de Consumo (RAC) tem por objetivo assegurar a coordenação, a utilização de sistemas comuns e a harmonização dos procedimentos seguidos nas atividades de informação, mediação, conciliação e arbitragem de litígios de consumo, pelos centros de arbitragem de conflitos de consumo que agrega.
A RAC foi oficialmente criada em 2015, com a Lei n.º144/2015, de 08 de setembro, e é monitorizada pela Direção-Geral do Consumidor (DGC) e pela Direção-Geral da Política de Justiça. Esta rede integra todos os centros de arbitragem de conflitos de consumo autorizados para prosseguir as atividades de informação, mediação e arbitragem de litígios de consumo.
CACCL
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
CICAP
Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
CACRC
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região de Coimbra
TRIAVE
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave
Ainda em 1997, entra em funcionamento o TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, dotado de competência genérica, valor ilimitado em termos de competência em razão do valor e gratuito para os utentes. Tem as seguintes entidades associadas: a Associação de Municípios do Vale do Ave; a Ordem dos Advogados, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a ACOP – Associação de Consumidores de Portugal, a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a Associação ACIV – Comercial e Industrial de Vizela e a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.
Acessar SiteCIMAAL
Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve
O Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve (CIMAAL) foi criado em 2000. Como o nome indica abrange o Algarve (distrito de Faro). Possui competência genérica, valor ilimitado e é de funcionamento gratuito. Os associados deste centro são a Região de Turismo do Algarve, a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Acessar SiteCACC-RAM
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira
Mais tarde, em 2005, é criado na Região Autónoma da Madeira um centro de arbitragem de conflitos de consumo (CACC-RAM) dotado de competência genérica, com competência em razão do valor limitada a € 30.000, também é de funcionamento gratuito. Este Centro, ao contrário dos anteriores, não possui personalidade jurídica prórpia, sendo um serviço disponibilizado pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos do Governo Regional da Madeira.
Acessar SiteCIAB
Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo – Tribunal Arbitral de Consumo
Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo de Braga e Viana do Castelo
Acessar SiteCNIACC
Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
CIMPAS
Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros
Em 2001 é criado o Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS), o qual disponibiliza um serviço de mediação e arbitragem para a resolução de litígios emergentes de quaisquer contratos de seguros (com exclusão dos seguros de grandes riscos) e um serviço de provedoria dos clientes de seguros para a resolução de conflitos de consumo. Sem limite de valor, implica o pagamento de custas que vão de 3% do valor em causa, no minímo de €60 e máximo de €600. Este Centro de Arbitragem possui como associados a APS – Associação
Portuguesa de Seguradores, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, o ACP – Automóvel Clube de Portugal, a PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa e a APROSE – Associação Portuguesa da Mediação Profissional de Seguros.
Acessar SiteProvedor da APAVT
Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo